O que Shakira e Miley nos ensinaram?
Nos últimos dias você com certeza viu muito o nome da Miley Cyrus e da Shakira. acertamos?
Resumindo, as duas passaram por
términos motivdos por traições dos ex companheiros. Disso você já deve saber.
De toda forma, o mais interessante aqui, é que as cantoras tinham diversas opções para lidar com a situação. Mas para nossa sorte, escolheram fazer um lançamento de músicas falando sobre as traições e nos ensinaram muito sobre marketing.
Então, vamos ver os números, as curiosidades e aprendizados desses lançamentos.
Marketing de oportunidade. Fizeram e fizeram bem feito, diga-se de passagem.
Esse tipo de marketing acontece quando uma empresa ou personalidade utiliza um acontecimento específico para promover o seu produto. No caso das duas, a sua música.
SHAKIRA
Visionária.
Além do assunto traição ser um pitch excelente, afinal, não é só uma ‘’mania’’ de brasileiro gostar de saber dos relacionamentos alheios, Shakira cita diretamente o seu EX e a atual em diversos trocadilhos na música, fazendo com que as views aumentassem. Todo mundo queria achar mais referências do relacionamento da cantora na letra.
E não parou por aí. Shakira também fez uma collab não combinada (mas ainda sim uma collab) com marcas multinacionais como Casio e Renault.
Na letra, a cantora assimila a ‘’troca’’ que seu ex fez no relacionamento (dela para a amante) com trocas como uma ferrari por um Twingo e um Rolex por um Casio. As marcas, obviamente, também entraram na campanha e ajudaram diretamente na divulgação em massa da música.
Em resumo, Shakira insitou o consumo da música de forma direta e em massa. E os números comprovam isso. A música já bateu 188 milhões de visualizações no youtube e chegou ao TOP1 GLOBAL do Spotify.
MILEY
Pegue toda a receita da Shakira de marketing de oportunidade e repita aqui. Com coincidências nos gatilhos e ativações extremamente inteligentes e sagazes, o sucesso também seguiu a receita de Shakira e tem quebrado recordes. Miley ponto a ponto, trouxe a incitação do público para os detalhes do clipe, da letra e das datas do lançamento. Tudo ali tinha significado.
O Gatilho da curiosidade foi o que fez o diferencial no processo de lançamento da música de Miley.
A cantora atingiu seu público fidelizado e curiosos quando os easter eggs da música foram aparecendo. Pensar nessas singularidades fez toda diferença na performance do clipe e no processo de marketing no geral. Segue aos curiosos, alguns easter eggs da música:
1. A música foi lançada no dia do aniversário do seu ex
2. O refrão é uma resposta à música favorita do ex, ‘’When I Was Your Man’’ de Bruno Mars, a qual ele tinha dedicado a ela
3. A música faz referência a casa do casal que pegou fogo na vida real em 2018
4. Uma das cenas do clipe é gravado a onde supostamente o ex a tinha traído mais de 14 vezes.
Com o posicionamento, lançamento e olhar atento aos pontos que colocou na música, Miley conquistou mais um recorde importante na carreira e “Flowers” se tornou a canção mais reproduzida na história do Spotify em tempo recorde: 100 milhões de streams em apenas 7 dias
Aprendeu? Marketing de oportunidade é um diferencial IMPORTANTÍSSIMO para quem quer se destacar. (no digital e na vida)